segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Farinhas de vários tipos

O que seria de nossas receitas sem os vários tipos de farinha existentes, não é?
Folheando minha coleção de revistas Claudia Comida e Bebida (edição nº564) encontrei uma matéria com a descrição dos tipos de farinhas existentes e aonde podemos utilizá-las,matéria de utilidade culinária alta!!!

-Farinha de amêndoas: É recomendada para massas de tortas e recheios em geral.

-De arroz: Utilizada em massas da cozinha oriental,pode entrar no lugar de metade da farinha de trigo em bolos tortas biscoito e pães.

-De aveia:Indicada para mingaus, bicoitos, panquecas e vitaminas de frutas com leite.

-De castanha de caju: Ótima como cobertura de sorvetes e panquecas. Em tortas pode substituir a farinha de trigo.

-De castanha-do-pará: Utilizada na decoração de bolos, em massas de tortas ou para polvilhar docinhos.

-De centeio: Obtida de grãos integrais, com casca, é escura e encorpada. Como contém pouco glúten, é necessário acrescentar farinha de trigo integral às receitas para ajudar no crecimento da massa. Ótima para pães.

-De feijão fradinho: É o principal ingrediente do acarajé e do vatapá.

-De mandioca flocada (biju): Tem boa textura para farofas e mingaus. Também vai bem ao natural com leite, frutas e legumes.

-De mandioca moída: É a base do pirão. Apreciada no norte e no nordeste com feijão, carne seca ou peixes, é encontrada crua ou torrada em moagem grossa ou fina.

-De milho amarelo flocada: Ideal para farofas, cuscuz e virados.A de milho branco é ótima para polentas e ensopados de frango ou com carnes.

De milho moído (fubá): Serve de base para bolos, mingaus, empanados, polentas e broas.

-De rosca: De pão integral ou branco torrado e ralado.É ótima para empanar e gratinar.


-De soja: No preparo de bolos e tortas substitui um terço da quantidade de farinha de trigo, para deixá-los mais nutritivos.

- De trigo essencial: Ela dá liga a massa e ajuda a crescer. Ideal para tortas, bolos, pães e salgados. Pode vir adicionada de fermento em pó e sal.
 A versão integral usa o trigo com o farelo e o gérmen.
 A de  glúten é uma arinha de trigo especial com glúten seco."já existe no mercado, farinha de trigo com indicação de uso", diz Silvia Lombardi, da J. Macedo.

De trigo grano duro (semolina) : Farinha granulada derivada do trigo durum . Para doces, pudins, nhoques e sopas. Na pizza ela pode substituir metade da farinha de trigo para deixar a massa mais crocante.

As farinhas duram mais quando guardadas em ambiente seco e fresco, com a embalagem bem fechada e longe de produtoscom cheiro, pois absorvem odores.

Assim aprendemos mais um pouquinho!

Beijinhus

Nenhum comentário:

Postar um comentário